SPARTACUS E AS LIÇÕES ADMINISTRATIVAS

Andries Viljoen
3 min readSep 17, 2019

--

Essa série de TV que pode te ensinar muito a respeito de fatores básicos da Administração. A série SPARTACUS não é um primor de produção e contém cenas fortíssimas, sendo indicada apenas para maiores de 18 anos. Ainda sim, com uma história sensacional, nos da diversas lições, algumas delas vamos abordar nesse texto.

Primeiro precisamos entender quem era SPARTACUS. Na antiguidade, Roma era a capital mais poderosa do mundo. Isso durou séculos, com o poder de Roma apenas crescendo, até que por volta de 70 a.C. em uma dessas batalhas, os Exércitos Romanos capturam um guerreiro Trácio e o transformaram em um escravo/gladiador, que ia para arena lutar até a morte.

SPARTACUS não apenas sobreviveu nas arenas, como liderou uma revolta que contava com outros Gladiadores e escravos.

Bem, vamos falar de Administração. A série SPARTACUS nos deixa as seguintes lições:

TRABALHO EM EQUIPE Durante toda a primeira temporada os gladiadores são escravizados e brigam entre si por vantagens e pelo simples orgulho de ser o melhor gladiador do seu Dominus (dono). Com a presença de SPARTACUS e seus ideias, aos poucos todos vão entendendo a importância de uma luta comum contra a escravidão. Só conseguem a liberdade quando se unem e aproveitam a força e os treinamentos de cada um deles para conseguirem derrotar seu Dominus.

NEGOCIAÇÃO — Na série, vemos por diversas vezes a presença da negociação, desde de grandes negociações envolvendo cargos importantíssimos, como senado, até personagem escravos que usavam da negociação para sobreviver.

O personagem Ashur, além de ser um dos personagens de pior caráter da série, nos demonstra claramente como a variável poder em uma negociação, significa muito mais do que dinheiro e cargo. Uma simples informação pode falar mais alto do que grandes fortunas.

A variável tempo também fica bem evidente na série, pois todas as ações e movimentos realizados pelos lideres de exércitos romanos eram baseadas na rápida apreensão de SPARTACUS, quanto mais demorasse mais escravos ele conseguiria libertar.

ESTRATÉGIA — Apesar da maioria dos duelos serem decididos na força bruta, a estratégia se fazia presente em todos os momentos, aliás esse era o diferencial de SPARTACUS que habilmente sabia usar a estratégia para se livrar de situações críticas, mesmo possuindo menos soldados e recursos do que os romanos.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS — Em uma época de frio intenso e com poucos alimentos, os escravos eram obrigados a utilizar seus materiais da melhor maneira possível, sempre evitando o desperdício e se preocupando em manter todos abastecidos, pois o triunfo final só viria se todos estivessem aptos a lutar.

A estocagem é fundamental para o andamento do processo e pode levar um exército a ruína ou a glória.

LIDERANÇA — A série é uma aula prática de liderança, SPARTACUS lidera pelo exemplo, demonstrando que o bom líder deve ser seguido por admiração e não por imposição. Muitas vezes tomando decisões questionadas pelo grupo, mas que eram seguidas pelo poder de liderança de SPARTACUS. Também vemos na série o exemplo da péssima liderança que é a coercitiva, onde se oprimi o liderado, como os Dominus faziam com seus escravos, e terminaram a série sendo todos traídos pelos seus liderados.

SPARTACUS, um grande homem, uma grande história, de alguém que…

FEZ DIFERENTE PARA FAZER A DIFERENÇA!!!

Você pode ver a série Spartacus na Netflix e deixe nos comentários sugestões de séries e filmes que possam nos dar grandes lições.

--

--

No responses yet