Quem era Yip Man, o mestre de Bruce Lee?
A lenda de Yip Man passou a ser mais amplamente conhecida a partir de 2008, quando foi lançado o elogiado O Grande Mestre, protagonizado por Donnie Yen, dirigido por Wilson Yip e com cenas de luta coreografos pelo ator e especialista em cenas de ação Sammo Hung (que trabalhou com Bruce Lee em Operação Dragão). O filho mais velho de Yip Man, Ip Chun, aparece no longa, além de ser o principal consultor do roteiro. Em 2010, foi lançada a segunda parte, que retrata o início do contato de Yip Man com Bruce Lee. O sucesso do filme ajudou a alavancar uma mania que gerou inúmeros longas sobre o mestre.
O ano era 1937. Sua fama chegou aos ouvidos dos japoneses, que, achando serem racialmente invencíveis, o testavam. Lutavam com ele e perdiam. Queriam que Yip Man lhes ensinasse a técnica, mas ele se negou e acabou com todos os bens confiscados pelo exército imperial japonês. Por sorte não foi executado. Sua mansão foi transformada em quartel-general. Teve de viver em extrema pobreza e, como só sabia artes marciais, viu-se obrigado a quebrar a promessa que fez para Leung Bik (o segundo filho do Grande Mestre Leung Jan, Leung Jan foi Sifu (mestre) de Chan Wah Shun, este por sua vez foi professor do Mestre de Yip Man.).
E começou a ensinar wing chun para chineses que buscavam defesa contra o exército japonês. Entre 1937 e 1941, Yip ajudou o exército chinês contra os japoneses, mas após a derrota voltou à terra natal. Depois da Segunda Guerra Mundial, já pai de família e com a sua fortuna arrasada pela guerra, fugiu para Hong Kong.
Bom, o Wing Chun é uma arte excelente. Ela foi feita por uma mulher chinesa, inicialmente só para ganhar uma luta, mas depois acabou se popularizando, e merece a fama que tem. Porém, é uma arte que pode parecer difícil no começo, mas ,após muito treino e esforço, se consegue velocidade e força incomparáveis, eu diria. É uma luta que funciona com movimentos econômicos, tentando atacar ao mesmo tempo que bloqueia um golpe, e trabalha muito com a percepção, tanto que os mestres de Wing Chun conseguem lutar de olhos vendados (se não me engano, em Yip Man 3 mostra isso, porém pode ser visto também em vídeos do youtube sobre essa luta. É uma luta de curta distância, como se pode perceber facilmente, então se quiser algo para poder atacar mais de longe, valeria mais à pena praticar uma luta que utilize mais as pernas como Taekwondo, por exemplo. Comparado a uma luta como o boxe, o Wing Chun ganharia facilmente em minha modesta opinião, pois há uma riqueza maior de movimentos, os ataques focam pontos que machucam e atordoam mais à pessoa, tanto que um golpe de um mestre pode matar alguém facilmente pelo fato de trabalharem com a energia interna do nosso corpo, chamada Ki (ou Qi, ou Chi). Mas a pessoa pode se tornar boa em qualquer coisa que faça se tiver dedicação ,amor e paciência àquilo, então pratique o que você mais gostar, independente dos obstáculos que forem impostos a você, se quer mesmo fazer, faça, até com 2 horas de viagem para ir todos os dias valeria à pena caso você goste de verdade daquilo. E, com um livro, 2 horas passam voando! Mas veja se essas horas perdidas para ir e para voltar não te atrapalharem com alguma outra coisa mais importante, como estudos, pois aí é outra história. Boa sorte!
Quanto à consideração dele ser o maior mestre do estilo, discordo completamente. Ele foi o patriarca, o precursor da divulgação do estilo, mas dezenas de mestres atuais desenvolveram uma dinâmica mais apropriada ao estilo de combate moderno, tendo em vista a interação com diversas outras artes marciais e estilos. Yip Man foi o mestre de Bruce Lee, mas Lee através do Jeet Kune Do desenvolveu técnicas até então inovadoras nas Artes Marciais.
Yip Man nos conhecimentos teóricos e na sua larga experiência, conhecia mais. Acontece que Bruce Lee ultrapassou Yip Man na questão prática ou seja na luta efetiva, pois desenvolveu o Jeet Kune Dô que era uma junção de todas as experiências marciais incluindo Kung Fú, Hapkido, Jiu Jitsu, Muay Thai, Full Contact, Krav Magá e com isso podemos dizer que numa luta real os conhecimentos de Bruce Lee estavam mais modernizados, mais atualizados. Em questões de teoria de energia vital, respiração, história das artes marciais, creio que nesse campo Yip Man devia conhecer mais.
Não podemos também negar o Kung Fú clássico mas ele é bem mais cheio de firulas(simulação que visa iludir) e fintas(enganações, falsidades) que muitas vezes não são necessárias numa luta real, mas cada caso é um caso, se o sujeito treinar incessantemente e desenvolver a energia Chi, ele pode realmente fazer coisas incríveis, já vi uma luta onde um lutador de Chute Boxe levou a pior com um outro que usou estilo do Bêbado, isso mesmo o estilo do Bêbado e conseguiu se dar bem, mas isso não é regra geral. Tanto os clássicos estilos quanto os modernos tem seu valor, tudo depende da disposição de treinamento do atleta.
Mestre Yip Man morreu em 2 de dezembro de 1972. Bruce Lee morreu em Hong Kong no dia 20 de julho de 1973, aos 32 anos.