Qual é o significado da cena-título da série de TV Homeland?

Andries Viljoen
4 min readNov 21, 2020

--

Começa assim: “Não vou … não posso deixar isso acontecer de novo”, como se o desastre do World Trade Center fosse sua culpa. Carrie leva tudo e todos muito a sério, e o fardo do mundo está sobre ela.

O labirinto: uma metáfora para a doença bipolar de Carrie e o fato de que ela deve encontrar uma maneira de sair dela. É um labirinto que a aprisiona, mas ela está determinada a encontrar uma maneira de sair dele. A questão é: ela encontrará seu caminho de saída e encontrará seu verdadeiro eu novamente?

A tuba: (essa foi a abertura da segunda temporada?) Carrie sempre enfrentou grandes desafios em toda a sua vida, aprender a tocar tuba é um deles. Ela sempre se esforça em tudo e tem um histórico de desafios enormes e aparentemente intransponíveis. Ela gosta de um bom desafio.

O trompete e os trompetistas: Carrie expressou seus verdadeiros sentimentos por meio das notas musicais da trombeta. O pranto da trombeta é como chorar e lamentar. A nota mais alta é atingida quando os aviões atingem o World Trade Center.

Carrie está passando pela ponte George Washington quando a catástrofe e a tragédia atingem as Torres do World Trade. Você pode ver a fumaça subindo à esquerda na frente do pára-brisa do carro dela. Você pode ouvi-la refletir mais tarde sobre como “aconteceu bem diante dos meus olhos”. Este único evento iria assombrá-la e moldá-la.

Carrie usa uma máscara de leão:

1. Os atos de terrorismo, interno e externo, despertam o leão adormecido dentro de Carrie e a motivam a agir. Como sair de um labirinto, ela sabe que isso representará um desafio para ela. (Não me lembro dela usando uma máscara de cavalo).
2. Ela deve esconder seus verdadeiros sentimentos e a doença bipolar de todos, a fim de fazer uma cara boa. Quem ou o que Carrie esconde, e melhor ainda, quem é a verdadeira Carrie? Ela também parece mais poderosa do que realmente nós. A máscara esconde a vulnerabilidade que está por baixo de seu eu exterior.

Carrie assiste Reagen, Bush e Clinton na TV:

ela ouve Reagen, então Bush e Obama falarem contra o terrorismo. Ela ouve sobre o voo 103, que caiu em Lockerbie, Escócia, como resultado de uma bomba terrorista e Bush afirmando: “Não vamos resistir a esses atos de agressão”. Ela é exposta a todos os atos de terrorismo, em uma idade jovem, ao longo dos últimos 30 anos e esses eventos moldam sua visão sobre a vida e a motivam a fazer algo a respeito. Vemos imagens dela dormindo para mostrar que ela, como o resto de nós, deixou nossos guardas no chão e não estava ciente da grave ameaça terrorista apresentada até o 11 de setembro. Mas esses eventos despertaram o “leão adormecido” dentro dela e ela sabia desde cedo que queria lutar contra os bandidos e deter os terroristas.

A sequência do título principal de Homeland — uma montagem de cortes de salto, imagens granuladas e sobreposições — reúne maravilhosamente a história de fundo e a motivação da personagem principal Carrie Mathison em uma aparente corrida de um sonho. Isso nos submerge na infância conturbada de Carrie de assistir terrorismo na TV e em seu papel agora adulto como agente de contraterrorismo da CIA. Crescida, ela emergiu como uma espécie de savant de agente de inteligência e atormentada por um transtorno bipolar hereditário.

Por mais soltos que esses fragmentos possam parecer, eles são incrivelmente bem planejados. O tema principal do título é o mito grego clássico do Minotauro no Labirinto, mostrando o alvo de Carrie, o sargento Nicholas Brody (Damian Lewis), um ex-fuzileiro naval e possível terrorista, dentro do labirinto.

Na mitologia clássica, o Minotauro era uma prole amaldiçoada, com o corpo de um homem e a cabeça de um touro, que cresceu fora de controle quando adulto. A besta estava presa e mantida em um labirinto que não conseguia encontrar seu saída.

Embora o uso da besta no labirinto fizesse sentido para mim em termos do perigo e da invisibilidade dos terroristas extremistas, não consegui terminar o quebra-cabeça. Por que Carrie é mostrada como uma criança com uma máscara de animal, dentro do labirinto? É uma partida da história clássica.

Enquanto a criança Carrie coloca a máscara do Minotauro e entra no labirinto na sequência do título, a Carrie adulta faz a mesma coisa. Ela estava disposta a ir a qualquer lugar e fazer o que fosse necessário para atingir seu alvo.

--

--

No responses yet