O que é Systema? O estilo russo de arte marcial remonta ao século 10.
https://www.youtube.com/watch?v=6RsKqiAAUe0
Ao longo da história deste enorme país, a Rússia teve que repelir invasores do norte, sul, leste e oeste. Todos os atacantes trouxeram seus estilos distintos de combate e armamento. As batalhas ocorreram em diferentes terrenos, durante os invernos gelados e o calor do verão, com os russos muitas vezes muito superados em número pelas forças inimigas. Como resultado desses fatores, os guerreiros russos adquiriram um estilo que combinava espírito forte com táticas extremamente inovadoras e versáteis que eram ao mesmo tempo práticas, mortais e efetivas contra qualquer tipo de inimigo em qualquer circunstância. O estilo era natural e gratuito, sem ter regras rígidas, estrutura rígida ou limitações (exceto para as morais). Todas as táticas foram baseadas em reações instintivas, forças e características individuais, especificamente projetadas para a aprendizagem rápida. Quando os comunistas chegaram ao poder em 1917, eles suprimiram todas as tradições nacionais. Aqueles que praticam o estilo antigo de luta poderiam ser severamente punidos. Ao mesmo tempo, as autoridades rapidamente perceberam o quão viável e devastador do sistema de combate original era e reservado apenas para algumas Unidades de Operações Especiais. Em nossas escolas e através dos materiais de instrução , você aprenderá esse estilo fascinante e verá por si mesmo porque o sistema russo diz que abrirá uma nova página no mundo das artes marciais.
No Systema, a sinergia de três componentes cria um VERDADEIRO GUERREIRO — Habilidade de Combate, Espírito forte e Corpo Saudável. O corpo tem que estar livre de tensão, cheio de resistência, flexibilidade, movimento sem esforço e potencial explosivo. O espírito ou o estado psicológico tem que ser calmo, livre de raiva, irritação, medo, autocompasão, ilusão e orgulho. A habilidade de combate inclui movimentos poderosos e precisos, instantâneos e econômicos, espontâneos, sutis e diversos, a assinatura de um verdadeiro profissional.
Existe uma razão pela qual a arte marcial russa é chamada de SYSTEMA. É um conjunto completo de conceitos e componentes de treinamento que melhoram a vida de alguém. Nesse caso, adquirir a habilidade da arte marcial é uma maneira de melhorar a função de todos os sete sistemas fisiológicos do corpo e os três níveis de habilidades humanas físicas, psicológicas e espirituais. O princípio fundamental do sistema russo não é destruição. O objetivo é garantir que seu treinamento e suas atitudes não prejudiquem o corpo ou a psique de você ou de seus parceiros.
Systema é projetado para criar, construir e fortalecer seu corpo, sua psique, sua família e seu país. Systema tem outro nome “poznai sebia” ou “Know Yourself”. O que significa realmente entender-se? Não é só saber quais são seus pontos fortes e fracos, isso é bom, mas bastante superficial. O treinamento na arte marcial russa é uma das formas seguras de ver toda a extensão de nossas limitações — para ver o quão orgulhoso e fraco nós realmente somos. Systema nos permite ganhar a verdadeira força do espírito que vem da humildade e clareza ao ver o propósito de nossa vida.
Como as raízes do sistema russo estão na fé cristã ortodoxa russa, a crença é que tudo o que nos acontece, bom ou ruim, tem apenas um propósito final. Isso é para criar as melhores condições possíveis para cada pessoa se entender. O treinamento adequado no sistema russo traz o mesmo objetivo: colocar cada participante na melhor configuração possível para que ele perceba tanto sobre ele como ele é capaz de lidar em qualquer momento.
Uma das palavras de Mikhail Ryabko para os iniciantes é “Seja uma boa pessoa e tudo o mais acontecerá com você”. De uma forma simples e abrangente, Systema ajuda você a escolher e seguir o caminho certo.
NOTA: CRISTIANISMO ORTODOXICO E LUTA
Muitas pessoas que estão estudando seriamente Systema e estão tentando entender sua base espiritual, em um ponto são confrontados com esta questão: se a ortodoxia cristã é amor e paz, como pode ser o alicerce de uma arte marcial? Equilibrar a não violência e atuar em defesa própria é uma questão que todo ser humano deve resolver por si mesmo. Então vamos dar uma olhada nisso.
Compare um atleta lutando no ringue e um guerreiro defendendo sua pátria. Ambos estão preparados para ferir outro ser humano, mas que grande diferença na justificação de suas ações! O objetivo de um lutador de anel é mostrar que ele é superior aos outros lutadores, para provar que ele é o melhor. Enquanto o objetivo do guerreiro é salvar sua família, seus amigos e seu país da morte e da miséria. O guerreiro claramente tem um objetivo nobre, naquele momento ele está perto de Deus. Enquanto a principal motivação do lutador do anel é PRIDE, o guerreiro é conduzido pelo amor, o amor para sua família, amigos e país.
Assim, o treinamento para ser um verdadeiro guerreiro não é apenas justificado, mas é necessário. De que outra forma podemos salvar as pessoas inocentes do mal? Todos nós já vimos os eventos em Beslan. De outra forma, as crianças mantidas em reféns pelos terroristas podem ser salvas? Profissionais como soldados e policiais são treinados, armados e preparados para a tarefa de salvar vidas. Eles colocam suas próprias vidas na linha com humildade e honra.
O cristianismo ortodoxo nos ensina que a luta só se torna um pecado quando existe orgulho e agressão nele, ou que contenha o ódio, vingança ou insensibilidade, quando as causas são ganância, vaidade, inveja, desespero e outros vícios semelhantes. Caso contrário, se está lutando por defesa, por resgate — é um pecado não lutar e deixar seus entes queridos se machucarem ou matar ou destruir seu país. Existem inúmeros exemplos de guerreiros justos desde a criação do mundo. O primeiro Guerreiro conhecido pela humanidade é o Arcanjo Mikhail — Deus lhe deu a espada — o poder de lutar contra o mal; e com essa espada tinha banido os anjos caídos (não mortos, mas banidos) do Reino de Deus, todos aqueles que já não serviam a Deus, mas apenas cumpriam seu próprio orgulho. Tinha que ser feito, de modo que o mal não assumisse. Nós vemos os Profetas no Antigo Testamento — como Gideão ou Sansão — foram abençoados por Deus para lutar contra o mal.
Até o nosso tempo, quando durante a Segunda Guerra Mundial, muitas nações tiveram que enfrentar o mal. A Palavra de Deus na Bíblia nos diz que não existe um sacrifício maior do que desistir de sua vida pelos outros. Assim, qualquer um que se prepara para ser um verdadeiro guerreiro, que se submete a treinar e toma uma arma na mão, aceita essa possibilidade de sacrificar sua vida em nome do amor para outras pessoas; Em essência, ele se prepara para se tornar um mártir.
A qualidade máxima que Systema desenvolve em seus praticantes é a humildade. O treinamento em Systema permite que a pessoa veja seu próprio egoísmo e outras fraquezas e lhe dê munições para superá-las. Uma pessoa humilde dedica sua vida a lutar contra o mal em seu coração e constantemente pede a Deus para ajudá-lo com isso. Em recompensa por seu trabalho árduo e humildade resultante, Deus lhe dá esse incrível presente de paz, alegria e ausência de ressentimento, não importa o que aconteça.
Se a humildade se torna nosso caráter, não há mais espaço para orgulho, agressão, vaidade, ganância e inveja. Nosso espírito sempre estará com Deus e você só lutará quando for absolutamente necessário, apenas por uma causa nobre, causando o menor dano possível aos adversários, de uma maneira calma, firme, destemida e profissional. Temos de fazê-lo, caso contrário, o mal assumirá o controle.