Novela da Globo erra ao retratar cena de divórcio e de pensão alimentícia

De acordo com advogados, questões como provas de traição e pedido de prestação de contas não são discutidas mais

Andries Viljoen
4 min readAug 22, 2019

A dona do pedaço tem empresária de muito sucesso ingênua, assassinato em via pública sem ninguém ver e mais outros absurdos que deixam o público com a pulga atrás da orelha

O não compromisso com a verossimilhança é quase uma marca registrada de Walcyr Carrasco em suas novelas. O autor de A dona do pedaço guarda uma coleção de polêmicas em outros trabalhos e não faz diferente no atual folhetim das 21h.

O Próximo Capítulo engrossa o coro dos descontentes com alguns pontos de A dona do pedaço e se sente subestimado em alguns casos. Com todo respeito à liberdade de criação do autor, fizemos uma lista com cinco vezes em que A dona do pedaço duvidou da inteligência do público.

Cinco (5) vezes que A dona do pedaço foi um atentado à inteligência do público

Jardel descobriu que Josiane trai Maria da Paz

Nos capítulos desta semana, o mordomo Jardel foi assassinado por Josiane — Agatha Moreira TOP — de uma maneira no mínimo estranha. A vilã marcou com ele em uma via pública e movimentada, perto de uma estação do metrô, para entregá-lo dinheiro proveniente de uma chantagem que ele estava fazendo com ela por ter descoberto o caso dela com Régis. Eles estão conversando, com ele fazendo mais ameaças a ela, quando Josiane o empurra no meio da rua e ele é atropelado por um caminhão e morre.
Toda a cena ー desde o encontro entre eles ー é filmado por Fabiana, que sempre está na hora certa no momento certo, mas ninguém mais viu. Sim… a rua estava movimentada e ninguém viu que Jardel foi empurrado e nem que Josiane fugiu do local. Nem as câmeras de segurança registraram, pois, segundo o investigador Camilo, elas têm um ponto cego. Adivinhou onde Josiane estava? Pois é!

Pensão alimentícia de 1 salário mínimo???

Na verdade, todo o processo de divórcio entre Agno (Malvino Salvador fazendo bontio) e Lyris é um atentado à nossa inteligência, salvo apenas pelos dois atores, que estão bem no papel. Mas a gota d’água foi uma decisão judicial concordar com Agno e fixar a pensão para Lyris em um salário mínimo, fazendo o padrão de vida dela e da filha do casal despencar. O espectador vai erros jurídicos desse divórcio. Volto a dizer que respeito o livre criar de cada escritor, agora o público não é BURRO, não Walcyr Carrasco!

A “inocência” de Maria da Paz???!!!

A rede Bolo da Paz é enorme ー tem 10 lojas e caminha para abrir mais duas. Tudo isso é fruto do suor e do trabalho de Maria da Paz, que vive falando que se orgulha da trajetória que a levou de uma vendedora de bolos numa kombi a empresária de sucesso. Mas a “ingenuidade” de Maria da Paz é de deixar qualquer telespectador de muito mau humor.
Ela é enganada pela filha Josiane e pelo marido Régis a todo momento. Até na contratação de um bufê superfaturado para o próprio casamento, Maria da Paz foi passada para trás. Mas ela não é do ramo? Não percebeu que estava sendo enganada? E olha que tem um batalhão capitaneado por Amadeu e Márcio tentando salvá-la. Complicado, viu…

Noviça malvada!!!!

Na primeira fase de A dona do pedaço, Fabiana escapou de ser morta e, ainda criança, foi parar num convento. As freiras a criaram. Ela era uma espécie de contadora e diretora financeira do local. Até que ela descobre que é irmã de Vivi (Paolla Oliveira UP) e vai em busca da parente rica. Mas onde Fabiana aprendeu tantos golpes e de onde ela tirou tanta malícia e mesmo o modo de falar e vestir? Vale lembrar que, ainda no convento, Fabiana reclamou que nem televisão podia assistir com frequência. Tem gente que acende uma vela para Deus e outra… Deixa para lá!

Vovó matadora??????????????

Também na primeira fase, A dona do pedaço era centrada na disputa sangrenta entre as famílias Ramirez (de Maria da Paz) e Matheus (de Amadeu). Uma das cenas mais comentadas dessa fase foi a chacina promovida por Dulce Ramirez — Grande Atriz a Fernanda Montenegro. Uma de nossas maiores atrizes protagonizou uma sequência de gosto pra lá de duvidoso. Durante um acerto de contas com Miroel Matheus, ela saca a arma e mata ele e os filhos dele, Ticiana e Vicente, toca fogo na casa deles e volta pra casa numa carroça. Lá, ela conta o que aconteceu para o filho Ademir e para a nora Evelina e morre. Detalhe: ela fez tudo isso baleada!

Erro de continuidade relacionado ao casamento de Vivi Guedes (Paolla Oliveira) e Camilo.

Após ser humilhada durante a cerimônia, a influenciadora digital sai correndo da igreja e ‘foge’ do local com Chiclete. Os dois vão parar num motel, onde acabam tendo uma noite quente e trocam juras de amor. Desesperado para saber o paradeiro da filha, Otavio liga para a herdeira, mas fica sem retorno. Beatriz, que também está preocupada, resolve dormir com o marido já que eles não conseguem notícias. No outro dia, a blogueira chega em casa e conversa com a mãe, que surpreendentemente entrega para a filha o aparelho celular. Ou seja, o eletrônico estava com os pais da morena e eles tentando entrar em contato.

Outros erros:

Chiclete dá um tiro no parque, em plena luz do dia, na última tentativa (frustrada) de matar a Vivi. O máximo que o segurança faz é perguntar se ele tem porte de arma e vai embora! Agora, me diga: Que profissional de segurança, em sã consciência, simplesmente vai embora??!!

Fora que o ‘assassino’ de aluguel quer matar os outros com um revólver (?) a mais de 40 metros de distância?!?!? No mínimo uma pistola com silenciador para ficar mais fácil de acreditar né?

--

--

No responses yet