Andries Viljoen
2 min readAug 25, 2024

--

Lisan al Gaib – (Árabe: لسان الغيب - ‘A língua do invisível’)

"A literatura é uma extensão da memória e da imaginação."

Quando você pensa que vai ver a imagem que o Diretor e sua equipe estão desenvolvendo, você tem que interagir com a reação de quem está testemunhando a cena. Villeneuve nos dá a oportunidade e nos convida a participar, criar, imaginar, construir em nossas mentes... um universo de infinitas possibilidades. Ele é um Sussurrador de Mundos!

E no livro, sua "guerra santa" causa a morte de 61 bilhões de pessoas, assim um pouco mais do que apenas vingança

Esta guerra matará bilhões e exterminará outras religiões. Paul usou a fé e os maus-tratos dos Fremen para seu próprio ganho e os deixou lutar sua guerra em toda a galáxia. Ele dá sua própria humanidade para liderar toda a espécie, por mais sangue que custe.

Frank Herbert deliberadamente não fez dele um herói, ele falou sobre isso com bastante frequência. Paul será exatamente mais que um anti herói e um anti vilão, mas em algum lugar entre o bom e o mau.

"Eu vejo uma guerra santa se espalhando pelo universo como fogo inextinguível. Uma religião guerreira que agita a bandeira Atreides em nome do meu pai".

São as consequências de suas ações que são devastadoras e duradouras mais do que as ações que ele toma. É a religião que é criada em torno dele, as consequências disso são. Muitas pessoas inocentes morrerão em nome de Paul. Suas ações têm mais impacto do que apenas a geração de Paul. Ele mudou o universo e veremos as consequências disso, seu impacto e horror e adoração e ódio por ele e mais tarde por seu filho Leto II em uma escala maior, mas tudo volta às decisões que Paul toma ou não toma, o caminho que ele toma leva a um universo de mudança que afeta tudo daqui para frente, mesmo milhares de anos depois, Paul e seu filho serão figuras históricas para sempre humanos alternativos desenvolvimento no caminho que todos nós eventualmente assumiremos Os 6 livros.

--

--

No responses yet