5 maneiras de PERDER uma eleição municipal
Ser candidato em uma eleição municipal é fácil, difícil é ser eleito. Você bem sabe que existem muitas estratégias que podem dar certo e outras não. Na internet tem vários conteúdos, do básico ao avançado. Contudo, para iniciar bem uma campanha política na sua cidade é muito importante saber que existem erros que custarão caro.
Vamos a lista das 5 Maneiras de perder uma Eleição Municipal:
1) Não respeite as leis eleitorais
O que mais aparece nessas eleições são os “espertalhões”, aqueles que querem dar um jeitinho e quem sabe passar despercebido. Então vou te dizer duas coisas quem pensa assim:
1) existem adversários que querem te ver fora e eles também são espertos e os 2) juízes eleitorais são os mais chatos que existem e são bem mais espertos que você. Então segura seu pagode!
Pesquise sobre as regras da disputa eleitoral, sendo na pré-campanha e campanha. Busque auxílio do partido, inclusive jurídico e tenha um bom plano de gestão de crise¹.
2) Não seja você, seja um personagem
Então quer dizer que está em alta falar sobre saúde e você, que nunca se envolveu com esse assunto, agora quer ser o Dr. Dráuzio Varela?
Calma… O eleitorado não é bobo. Não adianta tentar maquiar um chimpanzé, pois ele ainda será um chimpanzé!
Tenha em mente que sua história, seu currículo e seu trabalho são importantes para escolher as bandeiras que você irá defender. Siga um padrão:
- Candidato a prefeito — Tenha sua especialidade, mas saiba discutir e ter a resolução sobre outros temas.
- Candidato a vereador — Tenha suas bandeiras (no máximo 3), mas saiba a importância sobre outros temas e como podem influenciar a sua “bandeira”.
A maneira como você se expressa, sua oratória², autoridade acerca de alguns temas e postura já estão sendo avaliadas!
3) Não leve as redes sociais a sério
Showmício, camisetas, bonés e dinheiro de empresa não pode mais. Porém, as redes sociais virão com a maior força dos últimos anos nessa Eleição Municipal.
Caso você não tenha uma página no Facebook, Instagram e esteja em grupos do WhatsApp de sua cidade, então talvez você nem exista.
É importante desde a pré-campanha mostrar sua história, sua trajetória e seus pensamentos. Numa disputa política, você é uma marca e uma marca sem história não é confiável.
Por isso é importante pensar no marketing digital político e como a sua marca será vista na internet, tanto nas mídias sociais, como no Google. Apareça!
4) Não busque apoio
“Igual a andorinha eu parti sonhando, mas foi tudo em vão. Voltei sem felicidade, porque, na verdade, uma andorinha voando sozinha não faz verão. ” (As Andorinhas — Trio Parada Dura)
Se o seu sonho é ser eleito prefeito ou vereador, é melhor conversar com as pessoas, estar próximo de quem pensa igual a você e sair da zona de conforto. Não se apegue somente na sua fama ou no dinheiro que (talvez) você tenha para a campanha.
Ter colaboradores, cabos eleitorais e pessoas que estão juntos contigo ainda é fundamental na política municipal. Além disso, é importante que eles entendam a sua estratégia de campanha e estejam treinados para te apoiar. Isso mesmo, treinar os colaboradores³, pois apenas um aperto de mão não é apoio.
5) Não tenha um profissional de marketing te auxiliando
“Mas o Fulano foi eleito sem esse negócio de marketing eleitoral”.
- Ok, mas o Fulano seria eleito com ainda mais votos se tivesse tal auxílio e não teria problemas com a imagem desgastada, ou seja, poderia ir mais alto, como Deputado Estadual, Federal ou até Governador em alguns anos.
O motivo disso é que um bom profissional, quando cria o planejamento da campanha⁴, leva em consideração situações de curto e longo prazo. Ademais, trabalhará a sua imagem baseado na expertise e em dados (pesquisa), buscando extrair o seu melhor da maneira mais assertiva possível!
Atualmente, na política, não há espaço para amadores. Por isso, se o seu plano é vencer, conte conosco — Marketing Político e Eleitoral
¹ GESTÃO DE CRISE
Uma campanha política é algo turbulento e carregado de mudanças. Uma campanha que têm por base a contingência têm grandes chances de obter sucesso. Em um mundo cada vez mais conectados temos as redes sociais com papel importante, e, com ela vem os haters.
Devesse ter uma equipe preparada para agir neste tipo de situação e fazer com que o candidato saia dela da melhor forma possível. Para esses profissionais, a imagem do candidato perante ao público é o bem mais precioso que tem.
² RETÓRICA E ORATÓRIA
As táticas de comunicação utilizadas são montadas em um ambiente vivo, a oratória que convence e conquista a confiança do eleitor. Portanto, o candidato que possuir argumentos sólidos e bem embasados sairão na frente. A capacidade de ouvir, compreender, agir e falar transforma e converte opiniões.
Seja acima da média e tenha um discurso impactante, bem estruturado e com gatilhos mentais para que os eleitores entendam e se sintam confortáveis em lembrar de você quando estiverem em frente a urna!
³ TREINAMENTO DE EQUIPE
Uma campanha eleitoral não se faz sozinha. Temos diversos atores relevantes para que isso aconteça, entre eles estão a equipe os voluntários.
A equipe é um conjunto de pessoas com características diferentes mas essenciais para o projeto, temos: advogados, pessoal do financeiro, design, administrativo dentre outras áreas essenciais.
Eleições são tempos nebulosos e essas pessoas devem estar preparadas pois o cenário muda a todo momento. Já os voluntários são pessoas que trabalham sem qualquer tipo de remuneração mas têm papel fundamental na campanha. São eles que irão fazer todo o trabalho de rua (visitas, panfletagens, militância) e online (comentando e interagindo com as publicações), por isso é importante ter uma atenção especial para esse braço forte da campanha eleitoral, sendo ela municipal, estadual ou federal.
⁴ PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
Depois de feita uma pesquisa com o candidato, identificando seu histórico, suas principais ações e a bandeiras que ele levanta, começamos a fazer um planejamento adequado.
Para fazer este planejamento de forma eficaz levamos em conta o cenário político atual, o plano de governo, o passado do candidato, objetivo do partido, orçamento dentre outros fatores chave para a campanha.